image description

Revisão da vida toda é adiada pela segunda vez pelo STF

Revisão da vida toda faz com que contribuições antes de julho de 1994 sejam consideradas no cálculo das aposentadorias.

Nesta semana o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou pela segunda vez o julgamento da revisão da vida toda para a aposentadoria. Diante disso, a discussão está prevista para ser retomada em 13 de março.

Vale lembrar que a votação do tema já havia sido adiada depois que o ministro do Supremo, Alexandre de Moraes pedir destaque indo do plenário virtual para o presencial, com manutenção dos votos dos ministros aposentados.

Nessa semana, as pautas previstas para o plenário incluíram um longo debate sobre uma série de temas como sobras eleitorais e ilegalidades na política ambiente, por isso, já existia uma incerteza sobre o avanço da votação da revisão da vida toda.

Com relação ao tema, o Supremo precisa julgar um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra a decisão do próprio tribunal que, em dezembro de 2022, acabou autorizando a revisão das aposentadorias.

Revisão da vida toda

A revisão da vida toda permite que as contribuições previdenciárias feitas antes de julho de 1994 sejam consideradas no cálculo das aposentadorias, podendo beneficiar os aposentados. 

Vale destacar que a Corte reconheceu que o beneficiário pode optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, desde que caiba ao aposentado avaliar se a conta da vida toda pode ou não aumentar o benefício. 

Pela regra de transição, as contribuições antecedentes a julho de 1994 foram excluídas e pode ser afastada caso seja desvantajosa ao segurado.

Apesar disso, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, o impacto estimado da decisão pode chegar à cifra de R$ 480 bilhões, se considerada a aplicação da correção das aposentadorias e pensões.

Fonte: Portal Contábeis 

Serviços de Cobrança