image description

Saiba como o blockchain pode ajudar empresas na adequação à LGPD e ESG

Nova tecnologia pode trazer mais transparência e eficiência para processos.

A tecnologia blockchain tem ganhado cada vez mais espaço entre empresas, podendo potencializar a eficiência dos negócios nas áreas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e temas ligados a Meio Ambiente, Social e Governança, na sigla ESG.

O ponto central que acaba tornando a tecnologia atraente para as empresas é a transparência, já que a LGPD envolve não apenas a proteção de dados, como também o compartilhamento de dados e uso da tecnologia para um compartilhamento de maneira segura.

Além disso, com essa tecnologia é possível autorizar os dados a serem validados por outras empresas e é nesse sentido que a empresa consegue validar o dado e não precisando distribuir esse dado em si.

Nesse sentido, o CEO da BBChain, André Carneiro, a área de interoperabilidade de dados seria a maior beneficiada pelo uso da tecnologia.

Com relação a temática do ESG, Carneiro pontua que uma das maiores preocupações das empresas é a divulgação de dados de ações ligadas à área.

Um outro ponto que o CEO também acrescenta é que a tecnologia poderia dar mais transparência ao processo e facilitar a checagem de dados por auditorias e investidores interessados, tendo a garantia que, uma vez que forem inseridos no blockchain, as informações não mudariam.

“Uma outra provocação envolve ter uma determinada pegada de carbono e mostrar onde está compensando ela, quais projetos estão sendo impactados ou, em torno, mas também os impactos de empresas que prestam serviços, saber qual é a pegada efetiva”, afirma Carneiro.

Fonte: Portal Contábeis - Com informações da Exame

Serviços de Cobrança